Compressores Vintage

A compressão não é propriamente um efeito, mas sim uma simples atenuação dinâmica de volume, por vezes complementada com uma adição de sustain. Aqui estão alguns compressores do tipo "OTA" (Operational Transconductance Amp), baseados no chip CA3080 e que acabam por contrariar a teoria da "simples atenuação dinâmica de volume", uma vez que estes pedais acrescentam uma agradável coloração ao timbre limpo da guitarra.

stratgear.com ROSS COMPRESSOR
O Ross Compressor é desde há muito tempo admirado e tido como um dos melhores pedais de compressão alguma vez produzidos e considerado como o "holy grail" dos pedais compressores. Como tal, é também o circuito mais copiado, clonado e modificado de sempre. No entanto, ele próprio foi baseado no circuito do MXR Dyna Comp.
"O Ross é quente, cheio, e pode colorir o teu som. Pode conseguir-se também um super-sustain" (...) A compressão neste pedal é muito musical e soa muito bem tanto antes como depois da sujidade". Produzido nos Estados Unidos, em 1978.
stratgear.com  WAY HUGE Saffron Squeeze MK1
Pedal Compressor/Sustainer produzido manualmente por Jeorge Tripps (recentemente re-editado pela Dunlop). O SS Mk I era deliciosamente suave, tal como o seu inspirador Ross Compressor. Muitíssimo raro, apenas se produziram 300 unidades, nos Estados Unidos! Esta é a nº 247.
stratgear.com 

LOCO BOX The Choker
O The Choker recorre ao mesmo chip CA3080 utilizado no original Ross Compressor e que também foi utilizado no MXR Dyna Comp e, mais recentemente, no Keeley Compressor. Mas o The Choker é algo diferente desses exemplos. Soa mais Hi-Fi (retirado de The GigRig). "(...) um pedal compressor com um som incrível (...)", tal como referido por Jason Falkner.
Produzido no Japão, nos anos 70.

   

Leave a Comment

Your email address will not be published.